topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Carlos Morgadinho » Lisboa em Festa

 

Lisboa em Festa


Textos e Fotos: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Esta reportagem só foi possível devido ao gentil apoio das firmas Vistasol Tours, Europa Catering & Convention Centre, Metrix Carpentry Contractors, Caldense Bakery, Bento’s Auto Tire Centre, Worker Canada Immigration Services Inc, Toledo Printing & Design, New Casa Abril e Macedo Wine Grape Juice Ltd. Aqui deixamos os nossos agradecimentos ao José Duarte, Manuel de Paulos, Manuel (Manny) da Silva. Hélder Costa, Bento S. José, Richard Boraks, Lynda Matias, Januário de Barros e David Macedo, respetivamente. Um bem-haja para todos estes nossos patrocinadores.

Estátua de Santo António, padroeiro de Lisboa

O mês de Junho é o mês das festas em Lisboa onde, ininterruptamente, decorrem eventos onde as tradições, a cultura, a arte, os arraiais, a música e outros valores enraizados nas suas gentes e não só.

O Fado nos Eléctricos

 

Bandeira Portuguesa de enormes porpoções no arco da Rua Augusta

Desta forma, diariamente, são apresentados espectáculos onde centenas, ou milhares, de pessoas podem apreciar este tipo de festividades na sua maioria dedicadas à história das suas raízes como o Fado, hoje património imaterial da Humanidade, Marchas Populares de Lisboa uma competição bairrista onde o polo centralizador é o patrono da cidade de Lisboa, o Santo António.

O arraque para a maratona

 

Vista de Lisboa no Castelo de S. Jorge

A lista continua com dezenas e dezenas de eventos onde o cinema, fotografia, concertos musicais com Sérgio Godinho, Jorge Palma, Virgem Sutra, Milton Nascimento, Ana Moura, Carminho, António Zambujo, Teatro, Jazz, Fado nos eléctricos, Corrida de Santo António, Dia da Marinha no Tejo, Regata Troféu EPAL, Concertos de Big Bandas do Conservatório Nacional, Arraiais Populares nos Bairros da capital, a animação de rua, Festival de bandas Filarmónicas de Lisboa, Festival de Novos Talentos, Festival de Corais, Festival Internacional do Tango de Lisboa, Grandes Noites de Fado no Castelo de S. Jorge onde grandes nomes como Jorge Fernando, Katia Guerreiro, Camané, Beatriz da Conceição e outros que fazem o gaudio dos bons apreciadores da nossa cancão nacional e até o Arraial Pride, ou Gay Festival, que habitualmente atrai muita gente, e as visitas ao Castelo de São Jorge com aprendizagem das artes bélicas medieval, Museus de Marioneta e do Fado e tantos outros eventos não esquecendo a Sardinha que muita gente desconhece fazer parte da historia de Lisboa e dos seus 2500 anos de existência.

um dos símbolos das festas de Lisboa, o mangerico

Também é focado o culto de Santo António com a exposição “António de homem erudito a Santo Popular” com uma vasta exposição de espólio iconografia associada a este culto. É um dos mais completos sobre o Culto Antoniano realizado até hoje em Portugal. Por ser este Santo ser chamado de casamenteiro realizam-se nas vésperas do feriado municipal em Lisboa, a 13 de Junho, as cerimónias dos casamentos em honra do seu padroeiro, Santo António, onde normalmente dúzia e meia ou duas dezenas de noivos dão o nó na Sé ou nos Paços do Concelho.

O Fado era cantado em muitas tascas e pátios

Dirigimo-nos agora àqueles que desconhecem ou que nunca estiveram presentes nestas Festas da Cidade de Lisboa que de certeza que perdem uma das maiores expressões da nossa cultura milenar pois Lisboa, como capital, é, queiramos ou não aceitar, a maior janela da cultura lusa do nosso espaço, fisicamente falando.            

Desfile de Marchas Populares na Avenida da Liberdade

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Crónicas e Artigos

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007